quarta-feira, 6 de junho de 2012

Psicodrama e transtornos alimentares


"Também as oficinas de transtornos alimentares com trabalhos psicodramáticos têm apresentado resultados muito incisivos: o Psicodrama permite que se estabeleça o ponto de conexão entre a desordem de origem alimentar e suas verdadeiras causas sabotadoras da auto-estima e de sua relação com a imagem. Assim, são refeitos valores e os hábitos são passíveis de transformação. É o indivíduo que se torna agente de seu diagnóstico e o resultado obtido difere, em muito, daquele obtido através do exercício da autoridade médica.
O Psicodrama também tem sido aplicado em comunidades carentes em centros de recuperação de crianças desnutridas , onde sensibilizou o envolvimento paterno e provocou uma melhoria da relação afetiva com os filhos, o que proporcionou uma busca de identidade e consequente desenvolvimento de auto-estima por parte dos pais. Em consequência, o número de crianças desnutridas caiu drasticamente e o Centro adotou o perfil de creche."

"(...)O psicodrama permite visualizar as representações ligadas à alimentaçao, à auto imagem, reviver as histórias de vida onde os conceitos pessoais foram construídos. Permite ainda uma nova construcao de valores pessoais e reestruturação de hábitos da forma que acharem melhor. Os resultados sao muito alentadores, pois as pessoas conseguem perceber onde e em que questões estiveram amarradas e tornam-se capazes de tomar decisões sobre suas dietas ou outras motivações que descobrem como principais geradoras de seus conflitos. Em muitos casos descobre-se que os chamados transtornos alimentares encobriam outras necessidades mais importantes e fundamentais para as vidas dos participantes. Importante é também perceber que quando o individuo se torna protagonista de seu diagnostico, os resultados são melhores que aqueles obtidos através do exercicio da autoridade médica." (Nazira Scaffi)

Com a leitura desses dois depoimentos, encontrados no site da FEBRAP (http://www.febrap.org.br/portal/Default.aspx) a paixão pela ciência, arte e pelo ser humano tornou-se paupável, algumas idéias brotaram e eu vejo a possibilidade de um trabalho de fato.